domingo, 21 de dezembro de 2008

CIÊNCIA – 9) TRECHO DA “PRISÃO DO TEMPO”, INÉDITO - O PLANO DO SER E O PLANO DA AÇÃO

Amigo, sabias que o ser e o não ser são as alternativas dualistas e básicas que o enganador ego-lógico-racional inventou para seu próprio reforço.
Tais alternativas do “to be or not to be” (ser ou não ser), e que tanta importância parecem ter para os filósofos e religiosos pensantes, perdem todo significado quando o Homem Sensível e Inteligente abandona o plano pensado, em que acredita ser (ou seja, a partir do segundo momento em diante) e Ressurge para o Momento Existencial Incondicionado, o REAL, Plano Absolutamente Autêntico, o Homem Inteligente, sem fazer força e sem intencionar nada, transcende o segundo momento que, como vimos, é o plano onde as recriações pensadas se bifurcam, e Eke-EU ressurge como o inexplicável "Eu Sou o que Sou" (Deus Vivo), onde também se Existe ou se É, sem tanto mal pensar.
Por outro lado, amigo, se a objetividade cotidiana falaciosa, mais pensada do que Real, se organiza e parece consubstanciar-se graças à execução do ato propositado, tudo isso também pode ser desorganizado e desfeito, desde que para tal no Homem voltem a prevalecer o Ato Puro e impessoal, retornem a vingar o Reto Entendimento e a Reta Percepção.
Mas antes de tudo, o tirano que aparentemente nos subjuga por dentro (urgo-ego-pensamento ou discurso interior) tem que ser deixado para trás, e com ele todos os opinadores tirânicos externos que somente nos enganam. E esses são exatamente certos eruditos balofos, certos físico-matemáticos, os intelectuais puros, os falsos sábios, e que são uns verdadeiros ladrões, ambicionando o poder e nada mais…
Entre todos esses, não se pode esquecer o maior dos inimigos externos, ou seja o Demiurgo.
O que primeiramente deveria importar ao homem é o plano do SER ou do Saber-Sentir-Intuir-Atuar-Amar – Existência Absoluta – plano que o próprio Sábio de Verdade Vivência, de Momento a Momento, como Único e Verdadeiro.
O Verdadeiro Sábio jamais impõe isso teoricamente a ninguém, aliás, nem pode.
Ele-EU não se preocupa com o plano das aparências pensadas, plano do ser e do não ser, onde os usurpadores do poder e dos discursos fúteis, tanto íntimos como externos, sempre se sobressaem com o engano e a violência.
Mas diante das fantásticas possibilidades purificadoras e libertadoras do Saber-Sentir-Intuir-Atuar Impessoal, certos superficiais, contudo, se perguntam:
“Como e possível conciliar a ausência de substância ou matéria, (a qual justificaria os membros ou as pretensas alavancas do movimento), ou senão conciliar a ausência da persona (ego-alma)com a eficácia do ATO?”…
Ora, amigo, a Ação e a Sensação simplesmente fulguram como Vida, sem muito pensar. O Sentir é uma Manifestação imediata e inegável da Vida.
Todo ser vivo é vivo porque Sente e se Move e, geralmente atua de modo imediato, sem tanto especular.
O Ato é tanto mais eficaz quanto menos se pensa. E Como insisto tanto em sugerir, a condição de Saber-Sentir-Intuir-Atuar-Amar talvez seja o próprio SER feito Homem. Agora, que deva existir um ente-ego que conheça e que, pensando, decifre o que ocorre externamente ou no meio (e que também é sua prórpria mente), isso pouco importa.
Essa é uma necessidade que o urgo-ego-pensamento, pai da mentira e das necessidades, inventou.
O ente ou ser (ego) que a especulação religiosa e filosófica aponta é apenas um conceito. Esse epifenômeno científico que a partir da matéria organizada resulta em ser ou em homem é burrice total e abuso de opinião.
A Vida Agindo (ATO) é uma realidade eficaz, imediata e momentânea.
Age-se ou não se Age. Sente-se ou não se Sente; o mais além e o mais aquém disso e só pensar.
O Saber-Sentir-Intuir-Atuar-Amar transmuta-se em SER e Este volta a ser o Primeiro ou o Verbo. E isso é a sua própria eficácia, liberdade, espontaneidade, paz e harmonia.
Ademais, tal condição absoluta não permite devaneios pensados, nem leva o Homem Atento, já sendo, a especular se está dotado ou não de um Ser.
A pessoa, inferior ou superior (ego, deus, alma), a respeito da qual tanto se especula, primeiramente tem que ser recriada pelo próprio pensamento, para depois, graças ao raciocínio enganador em nós, atribuir-lhe possibilidades e proezas que só cabem em nossa maneira de lucubrar ou cogitar.
Mas afora essa falsa bipolaridade superposta (pessoa pensante, mundo pensado), o Absoluto ou EU SOU Manifesta-se, resultando em Autonatureza Não-Dual.
Sim, de fato, "Eu Sou o que Sou", e nada mais pode ser dito.
Costuma-se dizer que a primeira idéia que surge no homem, quando resolve pensar, é a de ser um ente isolado, um ente à parte, um eu(ego)-ser.
Depois, “ele” reconhece algo externo ou a existência de outros seres mais.
E, finalmente, forja a idéia, a noção de meio ambiente, de mundo material, além de ficar pensando num ser supremo, num deus criador (ou deus pensado), separado do homem. Acontece, porém, que se a impressão de alma em todos nós se levanta como um pensamento, como um conceito, como uma conclusão pensada.
Tal noção, por ser uma noção, já nada terá a ver com a Mente Pura, com a Alma Primeva, com o SER que nos fundamenta, ou com Absoluto indecifrável, impensável, eficaz e momentâneo.
Tal alma secundária será fruto do pensamento e corresponderá aos ardis e sagacidade de um falso ser (ego).
Juntamente com tal alma pensada, também aparece o deus pensado, que legítimo será um engodo, porque Deus se O Sabe, se O Sente e se O Ama. E Ele-Eu nos responde na medida que o Sentirmos e o Amarmos.
Amigo, este urgo-ego sim que é o verdadeiro nada, o “não-ser”. É o “outro” ou é o adversário que, para melhor estruturar-se e fortalecer-se, juntamente com o Demiurgo aparentemente externo, sempre terá que recriar uma objetividade faz-de-conta, e que corresponderá aos seres e as coisas pensadas reconhecíveis, ou a um segundo “não-eu” pensado, já que o ego é o primeiro não-eu pensante...
Ninguém pode inferir, deduzir e afirmar (feito um ego-pensador, feito um Descartes) que: “Eu sou [alma], logo penso!” porque tal inferência ou pensar pretensamente humano dependerá de um ente-ser prévio, de um deus-persona temporal ou de uma existência prévia.
O Deus Vivo, o Grande EU, ou a Autonatureza, de sua parte, não origina o mal pensar nem origina o “eu sou cartesiano” artificial.
Como já disse, o pensamento talvez se auto-origine a partir de “restos e caducidades”, a partir de ressonâncias do Sentir-Saber-Intuir-Atuar-Amar, a partir de sinais inferenciais, e ele-urgo-ego é uma mentira completa, uma fábrica de ilusões, daí o seu grande poder mimético, feito adversário.
Face a uma Autonatureza em Manifestação Aqui e Agora, e renovando-se de momento a momento, a impressão de anterior, durante e posterior (ou tempo) não cabem.
Portanto, nada Real existe num “antes temporal”, para que no passo seguinte ou durante se comece a (mal) pensar, e depois se insista nisso.
Pensar ou não pensar sempre se constitui num acréscimo para Aquilo, Aquele que Aqui e Agora já é, e é sempre novo.
O pensamento, nesse caso, é superposição ou é prisão do tempo.
É a memória ou são os defuntos e os semi-defuntos do ontem, tentando ressuscitar feitos um falso hoje (raciocínio).
Ou ainda, são as imaginações, são os não-nascidos, são os amanhãs que pretendem redundar nos falsos hoje (raciocínio-espaço).
Sim, amigos, o pensamento é tudo isso.
No lugar do espaço e do tempo pensados, sugira-se, pois, sem nada impor, que o Viver Puro é Intemporalidade, é Ponto-Instante!
Lamento dizê-lo, mas openso, logo sou” ou o “cogito ergo sum” de Descartes, de sua parte, também é ignorância refinada e intelectualismo clamoroso, (que esse notável pensador me desculpe a agressão aparente; os méritos que tem, afinal de contas, ninguém lhos tirará.).
Ser-Estar pacificamente e em silêncio, sem qualquer especulação, sem qualquer ruminação ou conclusão pensada, eis o máximo da Sabedoria. No “É-se”, para que especular ou pretender conhecer, se já se Sente-Sabendo?
E que importa ter ou não ter uma alma, um corpo, se não há do que se apropriar? A alma pensada e o corpo pensado não têm essência própria ou não têm nada significativo e primordial. Os dois são nome-forma vazios e nada mais.
A Boa Vivência nunca é Ter e sim Existir de momento a momento, sem tanto mal pensar. O “ter” não cabe na Consciência-EU.
Ter um corpo e supostamente ter nesse corpo uma porção de órgãos, tecidos, células, genes, moléculas que adoecem e morrem é uma fantástica mentira milenar, cujas raízes se aprofundam nos abismos dos infernos.
Por sua vez, ter ou possuir coisas e dinheiro cada vez mais, é uma atitude própria do ego, é a calamidade máxima que move este nosso vale de lágrimas, ou seja, o mundo.
O “ter” isto ou aquilo, e o “meu” avassalam, poluem e corrompem esta Terra!
E esses “eu” “meu”, “teu” são cultivados ao extremo por aqueles que constituem a anti-humana raça. O mundo está um horror e o mundo, grosso modo, a essa anti-humana raça pertence.
Ter uma alma separada é igual a acrescentar uma “gota do falso perfume das flores de plástico” a um autêntico mar de rosas!
O ego-agente permanente, portanto, é um simples encadeamento de conceitos e falsas impressões, é uma ilusão superposta. Sendo o suposto “eu” humano (urgo-ego) simples pensamento, sempre que pensando o afirmamos, ele parecerá subsistir.
E se, pensando, o negarmos, também continuará subsistindo.
Os egos-fantasmas só se desfazem graças à Reta Percepção e à Inteligência e não pela análise intelectual da mente (psicanálise), e pelos juízos afirmativos e negativos, pelas teses, antíteses e sínteses, (filosofias).
E a propósito disso, Buda o grande Sábio de seu tempo, já nós alertou, dizendo:

“Irmãos, Eu só ensino uma coisa: que a retribuição ou o fruto do ato intencional [carma] ressurge ou retorna. O ato propositado ocorre, o fruto se faz presente, mas o agente [ou um ego real] que passe de uma existência a outra, e que recolheria o fruto, esse é só pensamento, [ou é só um feixe de pensamentos caducos... E por incrível que pareça, é isso que vai e vem ou reencarna feito ego].
Dai o grande poder desse feixe-ego-de-pensamento-caducos, porque trabalha num lapso que se situa entre dois pontos instantes. Ou entre “Pa” 1... e ...”Pb” 2.
Pa (1) e Pb (2) reverberam, ressoam. A ignorância-ego-desejo se alimenta desse ressonâncias, desses resíduos, e que resultam num fantástico logro, e que é o enganador espaço-tempo a albegar fantasmagorias persistentes que os pensamentos estruturantes (ou "Sanskaras") engendram, e depois os pensamentos discursivos fundamentam, e se autointitulam "lógica-razão".
O fantástico e verdadeiro nada que prevalece entre Pa (1) e Pb (2) é o cadinho ou é o recipiente de onde todas as aparências objetivas e mentiras subjetivas saltam fora. Daí porque a necessidade de "Homem, homem, conhece-te a ti mesmo, antes de tudo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário