quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Magia e Espiritualidade – 09) O Ápice da Sabedoria de quem muito se fala e se especula, mas nada se conhece.

1)Amigos, neste apanhado, a própria Doutrina, Filosofia e Sabedoria de Jesus, expostas em palavras são as que vão provar a existência real do Mestre em seu tempo. E não aquilo que se inventou a respeito da vida do grande Galileu.
E se a DOUTRINA, FILOSOFIA e SABEDORIA de JESUS CRISTO não provam a realidade do próprio Mestre e Santo, ou do Jesus histórico, então elas atestam o extraordinário gênio do autor anônimo, que, nos primórdios da era cristã, escreveu tal Doutrina, autor esse que não deixaria de ser também um Cristo a seu modo.
Como já salientei na abertura de meu livro editado CRISTO, ESSE DESCONHECIDO, na década de 1960, Allan Watts, falando do Cristianismo, já alertava, dizendo: “Nos primórdios de sua história, o Cristianismo Organizado ou igreja repudiou a gnosis ou a experiência direta da Verdade e aceitou a pistis ou a fé, ou ainda a confiança absoluta em certas verdades reveladas sobre Deus.”
==============
2)Na boca de Jesus, Justiça significa compreensão, entendimento, sabedoria.
Ou melhor dito, significa Reta Compreensão, Reto Entendimento, Sabedoria Perfeita e Perceber Impecável.
E Reino de Deus nada tem a ver com a vinda do reino de Jeová, mas significa Natureza Verdadeira, Éden, Autonatureza Incondicionada, Manifestação Divina, Criação ou Manifestação Autêntica de Deus Pai-Mãe.
Tal Reino nada tem a ver com a sobreposição que chamamos nosso mundo cotidiano, distorção daquele. Pretenso mundo físico, múltiplo e dualista, mas em verdade recriado pelo Demiurgo-Inimigo-Adversário e pelo pensamento e perceber errôneo do ego-pensamento no homem , ambos fortalecendo o que parece ser externo.
E como um pálido exemplo de lógica crística, dentro de tantos outros, temos: ------(Atenção, as palavras dos versículos que vem em negrito e itálico são do Mestre da Galiléia, e as outras, entre colchetes e com letra comum são acréscimos meus, que em nada deturpam a mensagem original. Assim que):
Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e depois disso todas as coisas vos serão acrescentadas. Estes dizeres são praticamente iguais ao aforismo universal e inclusive grego: Homem, homem primeiro conhece-te a ti mesmo, [já que depois disso conhecerás adequadamente todas as coisas e principalmente a Deus].
Outro exemplo de lógica crística é: Se a vossa Justiça não exceder a dos escribas e fariseus – futuros rabinos, forjadores do Talmudes e da Cabalas – de maneira nenhuma entrareis no Reino de Deus. Aqui temos que compreender Justiça por Compreensão, Entendimento. Só que exceder não quer dizer superar, aumentar, mas sutilizar, espiritualizar.
=============
3)[Num dia daqueles, Jesus disse aos seus discípulos: Filhos amados], não vos conformeis com este mundo [ou com as enganadoras impressões sensoriais que do mundo dizeis receber ou captar; porque quando dizeis estar percebendo e reconhecendo, tudo já ficou condicionado]. Mas transformai-vos pela renovação de vosso Entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus-Pai, [e para que vivencieis ou experiencieis o que vem a ser a verdadeira Manifestação de Deus, que o ego-adversário em vós e o Demiurgo fora de vós transformam em trevas exteriores ou em mundo organizado].
...E que cada um de vós não tente conhecer mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, de acordo com a medida da [confiança e da] fé que o Pai dispensa a cada um.
[E ainda], não sejais [mais] meninos quanto ao Entendimento; mas sede crianças quanto à astúcia [ou malícia], e sede [AGORA] adultos no entendimento. [Eu disse Entendimento, Compreensão, Discernimento e não elucubrações fúteis, excessos de raciocínios ou conhecimento indireto.
============
4)[A Sabedoria Crística diz mais: Amigos, sabei que] o Espírito é que Vivifica. A carne para nada serve… [Sem o Espírito-Consciência, nenhum pretenso cérebro trabalha, nenhuma carne manifestaria vida, e muito menos teríamos alguma possibilidade de saber, conhecer e perceber, os quais nos permitem deduzir que também temos um corpo que se move. Depois, mal pensando ou raciocinando, tampouco inventaríamos burradas a alegarem que são as reações físico-químico-celulares as que dão vida à carne ou ao corpo]
[Sim] ...O Espírito é quem testifica em nós, – ou é o Espírito-Consciência quem Percebe, quem Sabe-Sente-Intui, quem Conscientiza, quem libera o Ato ou a Ação Pura, ou senão a Ação Perfeita e o bom Sentir, sem necessariamente restringir-se a um posterior e enganador “Ficar cônscio dê”, supostamente cerebral, fisiológico e científico, e que parece resultar num falso ego aqui e numa pretensa coisa lá – porque o Espírito é Verdade [ou é a Verdade Primeva e Não-Dual].
===========
5)b) E como exemplo de um modo de pensar e agir e que poderia resultar numa estética crística, temos: ...Por isso vos digo mais: [Não penseis ou] não vos preocupeis com a vossa Vida, quanto ao que haveis de comer, nem com o vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a Vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa?
Olhai as aves do céu [que são Ato Puro, Wu-wei taoísta ou não-AÇÃO], não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, não têm depósitos. E, no entanto, vosso Pai Celestial as alimenta. Quanto mais valeis vós do que as aves?
Cuidado que as aves do céu não são nem tão passivas nem tão marionetes de Deus quanto parece sugerir a leitura superficial e dualista do versículo, em que cremos que há um Deus aqui e aves lá, alimentadas por Deus!… Cristo antes declarou: Não sejais insensatos, mas procurais Sentir-e-Entender a vontade do [Pai], coisa que provavelmente as aves fazem espontaneamente e o homem pensante não faz, para azar dele.
===========
6)E quanto ao vestido, por que andais preocupados? Olhai para os lírios dos campos [Ato Puro], como eles crescem [espontaneamente]; não trabalham [ou não se matam de tanto trabalhar, em busca de...], nem fiam. E, no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão se vestiu como um deles!
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje, e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, homens de pouca fé?

Não andeis pois [pensativos e] inquietos, perguntado-vos: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Sim, quanto menos se quer e se deseja egoicamente, mais a comida, a bebida e o vestido aparecem. De mais a mais, convém saber que as mais belas obras de arte surgem quando o artista deixa de ser uma ego-persona-artista à parte ou alguém especial e, sem tanto pensar nem se propor, deixa que o Agente Superior de seu Coração, o Ser ou o Artista e Ator Verdadeiro se Manifeste espontaneamente através do Ato Puro, que também é Arte.
Este artista verdadeiro identifica-se inclusive com aquilo que vai pintar ou esculpir, e de modo sublime, acaba recriando o que por meio de sua obra artística quer exprimir.
============
7) Os ensinos do Mestre da Galiléia, além de Sabedoria, representam a mais perfeita moral. Equivalem a uma das mais elevadas éticas que a humanidade jamais conheceu. Esses ensinos morais, o próprio Mestre os Manifestou em sua maneira de agir e pensar.
Jesus foi muito além dos mandamentos do Pentateuco, que recomendava que o homem amasse seu próximo.
Ele, dentre as tantas maravilhas morais que preconizou, ensinou também que amássemos o próximo como a nós mesmos e que perdoássemos os nossos inimigos. E inclusive nos deixou um novo mandamento – e que, originariamente, foi escondido, distorcido e transferido a uma suposta Primeira Carta Católica de João – mandamento que desarma de modo completo os perversos religiosos profissionais de todos os tempos.
Tal novo mandamento diz o seguinte: E este é o NOVO MANDAMENTO que Deus-Pai deu ao Filho do Homem, para que o ponhais em prática, ou seja: AQUELE QUE AMA A DEUS [E POR ISSO SE DIZ RELIGIOSO], AME TAMBÉM E PRINCIPALMENTE A SEU IRMÃO.
Pergunta-se, a Santa Madre, alguma vez pós em prática esse mandamento?
Não, nos primórdios da feição dos evangelhos, ela o escondeu e o transferiu à boca e escritos de terceiro (João). E suas companheiras mais modernas, as protestantes e evangélicas também puzeram isso em prática, alguma vez?
===========
8)d) Jesus possivelmente não se interessou muito pela política ou organização social, mas mesmo assim nos deixou os mais belos ensinos que uma conduta política adequada deveria sempre manifestar em seu exercício.
O Mestre, portanto, disse: Ele, assentando-se, chamou os seus discípulos e lhes recomendou: Se alguém entre vós quiser ser o primeiro, que seja o derradeiro de todos e o servo de todos. Quem entre vós todos for o menor, esse mesmo é o maior! (Quando algum dia, os políticos agiram assim?)
1) Porque se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, esse se engana a si mesmo!
2) [
De uma maneira ou outra], cada um tem que levar seu próprio fardo.
3) Vós, contudo, levai os fardos uns dos outros e assim estareis cumprindo a Lei de Deus-Pai,
[única e verdadeira].
4) [Amigos], o que é a vossa vida? É um mero vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
5)
[Sabei também que] A RAIZ DE TODOS OS MALES É O AMOR AO DINHEIRO, por causa do qual, [muitos] se afastam da fé, e a si mesmos se afligem com muitas dores.
6) ...[
E se todos vós, ao nascer], nada trouxestes para este mundo, manifesto é que nada podereis levar dele, [para que então roubar e acumular tanto?}.
7) Tendo, porém, [um teto], alimentos e com que vos cobrirdes, contentai-vos com isso.
8)
[E continuando com seu discurso em Jerusalém, Jesus acrescentou: Amigos, eu vos pergunto]: De onde vêm as guerras? De onde vêm as lutas entre vós? Não vêm disto, a saber: da [ânsia de] prazeres que guerreiam nos vossos membros?
9) Desejais e não tendes; cobiçais e invejais, e não conseguis alcançar; combateis e fazeis guerras,
[e só piorais a situação]. Nada tendes, porque não pedis.
10) Pedis e não recebeis, porque pedis mal,
[com a finalidade de incrementar os vossos prazeres mesquinhos].
11) A garganta [de certos políticos e homens de governo] é um sepulcro aberto; suas línguas só proferem enganos [ou mentiras], há veneno de serpente debaixo de seus lábios!
12) A boca deles está cheia de maldição e amargura!
13) Seus pés são velozes
[apenas para mandar matar e] para derramar sangue.
14) E em seus caminhos há destruição e miséria. [Irmãos, ouvi-me, isso não pode continuar!).
(Os versículos acima que vão de 1 a 3 e de 8 a 14 estavam nas cartas apostólicas de Paulo, e os que vão de 4 a 7 estavam na carta apostólica de Tiago. Contudo, todos eles foram proferidos por Jesus, em seu tempo, e inclusive, quem sabe, foram por ele escritos. Já veremos por quê).
=============
De um modo totalmente social, político e principalmente Espiritual, disse Jesus em certo dia a todos os seus discípulos e aos seus irmãos, principalmente:
Filhos], Não penseis que vim trazer a paz ao mundo; não vim trazer a paz, mas a espada [da Verdadeira Justiça, que, como já vos disse, é Discernimento, Sabedoria, Reta Compreensão e Reta Percepção. E é disso que carecem todos os homens]!...
[Ou também]: Pensais que Eu [EU SOU] vim para estabelecer a paz no mundo?, [ou a paz no inferno, a paz num presídio, num campo de concentração?] Não, Eu vos digo, mas dissensão [ou melhor dito, indignação. Se nada se pode fazer, é preciso que o homem se indigne com justiça]!
===========
9)e) Finalmente no que diz respeito à Metafísica e à epistemologia filosóficas, Jesus também semeou muita sabedoria a respeito, dizendo, por exemplo:
1) [Ao bom cidadão que sabe das coisas] não convém discutir, mas sim ser manso para com todos, apto para [ouvir e] ensinar...
2) Instruindo com
[inteligência e paciência] os que persistem no erro, a ver se porventura Deus-Pai lhes dará entendimento para conhecerem a Verdade.
3) E TORNEM A DESPERTAR, DESPRENDENDO-SE DOS LAÇOS DO ADVERSÁRIO EM QUE CONTRA A VONTADE DELES ESTÃO PRESOS
.
4) [Amigos, sabei que] Deus-Pai quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da Verdade. (Os versículos 1 a 4 estavam nas cartas de Paulo, mas foram proferidos por Jesus e quem sabe até mesmo escritos).
[Compreendei-me também que] é chegado, o Instante [a hora] em que o Filho do Homem é glorificado, [porque somente no AGORA DIVINO é que o Pai e o Filho se glorificam reciprocamente; UM, manifestando-se e o Outro – o mesmo UM – exaltando-se como Manifestação Pura].
[E todos vós que me ouvis, eu vos recomendo], entrai pela porta estreita [da Reta Compreensão e Reta Percepção ou JUSTIÇA], porque larga é a porta [do pensamento corruptor e da sensorialidade distorcida], e espaçoso é o caminho [do egotismo, egoísmo e egocentrismo] que conduz à perdição, e muitos são os que entram por essa larga porta, [e enveredam por tal caminho].
Sim, vos digo, estreita é a porta [da Justiça – Reta Compreensão e Reta Percepção] e apertado é o caminho que conduz à Vida [do Reino]! E poucos são os que o encontram!
Eu vos digo também que muitos procurarão entrar por tal porta, mas não conseguirão.
===========
10)[Amigos], Eu vim a este mundo – ou Eu Sou se Manifestou a este mundo - ...a fim de que os que não vêem vejam e os que vêem se façam cegos!
Bem-aventurados os pobres de – ou os pobres pelo – Espírito, porque deles é o Reino de Deus!
[Amigos], vede que a Luz que em vós há – e que é Espírito-Entendimento – não sejam trevas.
...[Porque] Se... a Luz que em vós há são trevas, quão grandes serão essas mesmas trevas [fora e dentro de vós]! ----
No Evangelho de Tomé, pretensamente falso ou apócrifo, versículo 60, está escrito o que segue, de uma maneira extremamente sábia e incrivelmente veraz: Ao entrarem na Judéia, eles viram um samaritano que carregava uma ovelha. Jesus disse a seus discípulos: Por que a carrega? Responderam eles: Para matá-la e comê-la. Disse-lhes Jesus: Enquanto a ovelha está viva, ele não a poderá comer; só depois de morta e cadáver.
Replicaram eles: É óbvio que de outro modo não a pode comer.
Respondeu-lhes Jesus: Procurai para vós um –
UM ESCAPE – um lugar de repouso, para que não vos torneis cadáveres e sejais devorados.
[Ou a também]: Amigos, eu sempre vos recomendei que “Buscásseis o Reino de Deus e sua Justiça, que depois disso todas as coisas vos seriam acrescentadas.” Pois bem, esse Reino de Deus, dentro e fora de vós, é o lugar de repouso. Quem Aqui e Agora Vivencia o Reino do Pai certamente haverá de suplantar a morte, com todos os cadáveres que ela dissemina no mundo exterior. Portanto, ou o homem vive a falsa vida, feito um morto vivo, e depois desencarna e vira cadáver, ou o homem se Auto-Realiza, se Ilumina e se transforma em Filho do Homem, com o seu corpo da Imortalidade ou corpo de Vrãja. Depois disso a morte não terá mais qualquer efeito sobre ele, e ninguém poderá matá-lo.
Amigos, este é o verdadeiro cristianismo que lastimavelmente as igrejas e seus pregadores, desde o começo enterrarem, esconderam, confundiram!
...Que aproveita ao homem granjear ou ganhar o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?






Nenhum comentário:

Postar um comentário