segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

UMA APRESENTAÇÃO PARA ERNESTO .BONO

Ernesto Bono em seus trabalhos revela-se um "pensador" profundo e um ensaísta notável, e por que não dizer, um quase fenômeno para a cultura brasileira em geral. Todas aquelas extraordinárias revelações de estilo, lírica e temática, que Fernando Pessoa introduziu na Literatura Portuguesa, o autor tenta também incluí-las na Literatura Brasileira, mas agora sob a forma de estudos profundos, ensaios e criticismos.
Com uma prodigiosa cultura, capacidade e senso crítico, o autor do presente trabalho tenta abraçar todos os enfoques do conhecimento, com garra e segurança como nunca se havia visto antes no panorama da literatura nacional. Seu trabalho, abarca desde a Sociologia, a Medicina, a Psiquiatria, a Antipsiquiatria, a Ciência, a História, a Filosofia, a Epistemologia e vai até à Religião, à Arte, e também inclui essa coisa maldita chamada Ufologia. Aqueles que realmente anelam por novos horizontes na esfera do entendimento e conhecimento aqui delineados, encontrarão o que de melhor há nesse sentido. É só permitir-se a leitura dos livros. Em quase todas suas obras, a Psiquiatria Médica, a Psicologia e a Psicanálise ficaram profundamente abaladas em suas bases e contextos.
Em sua assombrosa revisão crítico-literária e científica, E. Bono confrontou-se com uma montanha de logros, enganos e mentiras que prevalecem no mundo científico e no mundo da medicina.
A ciência por si mesma, com suas teses antropológicas, físicas, químicas, astronômicas, geológicas, geográficas, se estiver errada, – e está – está prejudicando a humanidade em seu aspecto cultural e geral. Inclusive se as teorias bioquímicas, biológicas e genéticas da ciência, aplicadas à medicina, estiverem totalmente erradas, o que não poderá estar acontecendo com o ser humano quando somente enfocado pelo lado científico?
Quem foi que nos convenceu de que a metodologia científica de experimentação laboratorial é impecável e que os frutos alcançados são a mais pura Verdade Natural? E se tal método é apenas uma brutal magia negra que, amiúde, mais mata do que ajuda, ou senão forja inconveniências mortais? Quem nos garantiu da validez da lógica-razão e da percepção dualista e aristotélica, aplicada por meio desse método, lógica-razão essa que é fruto de antigas distorções e ruminações cerebrais?
Todos acham que a medicina deu grandes passos, o que não pode ser negado, embora possa não ser bem assim. O que se constata é que a humanidade aprisionada em gaiolas, igual a ratos loucos, se reproduz adoidadamente numa tentativa de sobreviver custe o que custar. O que acontece é que morrem milhões de pessoas, mas em compensação nascem outras tantas mais. O povo oprimido precisa sobreviver das guerras e das explorações que lhe impingem. E tenta sobreviver principalmente das más terapias que alguns poucos infelizmente lhe administram. É um sobreviver nem sempre adequado decorrente de um tratamento médico que as medicinas sociais e laboratoriais vêm distribuindo de modo excessivamente fácil.
De sua parte, a Psiquiatria e a Psicologia acadêmicas vigentes têm que ser urgentemente modificadas, buriladas, não por causa delas mesmas, mas por causa dos doentes, dos psicóticos ou perturbados mentais que, por forças das circunstâncias, acabam caindo nas mãos de alguns poucos profissionais mumificados e enrustidos em seu conhecimento livresco. Onde estavam alguns dentre eles com a cabeça quando inventaram as lobotomias (o português inventor disso, até ganhou um prêmio Nobel) ou mesmo quando inventaram os tratamentos de choque, tipo choque insulínico, eletrochoque, hoje em dia quase abandonados?
Uma Psicologia Transcendental e uma Antipsiquiatria também Transcendental, uma psicologia transpessoal, uma logoterapia, gestalterapia precisam levantar logo a cabeça e começar a ajudar no que puderem. Mas os donos do poder não deixam. As teorias sexuais em moda, estipuladas por Freud & Cia, ou senão puramente biológicas, têm que ser revistas no que há de errado, e se for o caso abandonadas, substituídas.
A peste do século, totalmente fabricada, ou a pretensa síndrome da AIDS tem que ser reformulada, uma vez que nunca existiu um agente etiológico, ou seja, o HIV, causador desse conjunto de males ou síndrome, como alega o interesseiro Dr. Robert Gallo. Este vírus HIV é um paradoxo total. Os cânceres, as leucemias, as doenças do sangue também precisam de uma urgente revisão, porquanto mesmo que as formas-células se coloquem na minha frente ou num pretenso campo microscópico, as fortes aparências de uma célula cancerosa ou leucêmica em si são só aparência. A célula em si não existe, mormente numa natureza autêntica – que não seja a nossa pretensa natureza cotidiana – e que certos orientais denominam autonatureza. As entidades microscópicas a caro custo aparecem em dependência com o observador pensante, feitas uma superposição, numa natureza refeita pela cabeça do homem. De fato, as células não existem em si mesmas, mas apenas aparecem numa total interdependência tipo "médico x presença microbiológica". Se assim é, então tudo tem que ser revisto, tudo tem que ser repensado, reavaliado. Tanto a ciência quanto a medicina precisam ser submetidas a uma revisão crítica ou a um criticismo simplificador e higienizador.
O materialismo em moda, e que no Mundo Ocidental vem vingando há mais de 300 anos, tem que ser aposentado e o modo de materialista de entender e agir da ciência tem que ser modificado, porquanto sendo apenas uma teoria ou um enfoque de cegos e caolhos, não pode continuar influenciando o que há de melhor na ciência atual. Os ramos mais avançados da ciência moderna, como as teorias da física-quântico ondulatória e da física eletro-magnética escalar, aposentaram esse materialismo e deram "um chá de sumiço" ao pretenso aspecto separatista e absolutamente material das coisas. O materialismo não pode mais continuar predominando como sendo a única base e a única alternativa da ciência e da medicina moderna. Basta de inconseqüências materialistas, e voltemos nossa atenção para uma ciência mais abrangente, alternativa e holística. Ora, boa ciência também é religião, é arte e magia e não somente a desvairada lógica-razão, levada a cabo pela atuação de robôs.
É preciso que se efetue também um imediato revisionismo cultural e filosófico. Sem precisar aposentar a ciência em si, a cultura ocidental e o mundo moderno têm que se voltar para a Sabedoria Eterna, para a Sabedoria Oriental, para o que estas têm de bom e de melhor, para o que elas têm de construtivo, deixando de lado os obscurantismos e fanatismos ainda praticados e cultuados em alguns lugares do Oriente. Sem precisar passar uma água oxigenada científica, numa tentativa de logificar o conhecimento oriental, temos que retirar o que há de mais oportuno e construtivo de todo esse antigo saber. É bom que se faça algo parecido àquilo que eu fiz com meus livros "Senhor do Yoga e da Mente" e "Ecologia e Política à Luz do Tao, publicados e esgotados, e que voltei a fazer com o livro Três Jóias do Budismo, totalmente inédito.
Precisamos descobrir com clareza o que vêm a ser os "chakras", a "Kundalini" (ou também o Espírito Santo). Temos que conhecer quantos corpos em verdade o ser vivo, o homem em especial, possui ou apresenta quando encarnado. Que influência estes têm na vida do homem. Chega de tanto fisiologismo, de tantas glândulas e de tantos hormônios ou ridículas explicações bioquímicas das coisas.
Livre de dogmas e deturpações o homem precisa retirar o melhor das velhas doutrinas sapienciais tipo hinduismo, budismo, yoga e sua prática, taoísmo, confucionismo zenbudismo, islamismo, sufismo, xamanismo. Todos nós precisamos entender melhor o que quiseram nos ensinar livros tipo Vedas, Bhagavad Gita, Puranas, Upanishads, Alcorão, I-Ching, Tao-te-Ching, Antigo Testamento, Livro dos Mortos egípcio, Bardo Thodol tibetano etc.
Tudo o que diz respeito à sabedoria dos grandes Mestres do Oriente tem que ser trazido à tona, e não mais ficar escondido. O Ocidente tem que aprender a religiosidade e a magia da Tradição Antiga, tanto do Ocidente como do Oriente, para ajudar o próximo, e naturalmente proibir o que há de perverso na magia negra e bruxarias, , sem apelar para santas inquisições, porque de todo esse horror já basta o que se pratica por aqui mesmo..
E mais, através de suas obras, E.Bono também tenta ensinar a bem pensar, "a como pensar" e "a quando parar", sempre que preciso for. Chega de tanto "o que pensar" ou chega de assimilar as opiniões de terceiros, só porque, sob a forma de julgamentos conceituais, julgamentos inferenciais e silogismos, tais opiniões são bem apresentadas e parecem ter fundamento!. Chega de falsa espiritualidade meramente contemplativa e devocional. Não que a fé não seja necessária. Claro que se precisa de fé, ou se precisa abrir o Coração para o Insólito, para o Divino e Desconhecido, para o Deus Vivo, mas nem por isso precisamos virar capacho, tapete submisso e escravo de toda e qualquer crença organizada. A vida pretensamente única ou senão as reencarnações, vidas sucessivas têm que ser sopesadas e sondadas a fundo. A Lei do Carma também. Tudo o que não couber num bom senso realmente elástico, que seja excluído com serenidade. A Lei da Geração Condicionada e a Lei do Carma precisam ser entendidas em sua totalidade e em profundidade, e não apenas conforme os prejuízos ou preconceitos de espíritas, espiritualistas, esotéricos restritos e até mesmo de hinduístas e budistas fanáticos. Estas duas últimas leis são a mãe de todas as demais leis que o homem inventou, principalmente as tão louvadas leis da ciência.
A Paranormalidade tem que perder os arreios que a ciência parapsicológica lhe impôs, por meio da metodologia e por meio de levantamentos estatísticos, visto que a verdadeira natureza do Ser Vivo vai muito além do fisiologismo científico-cerebral, ou vai muito além daquilo que a ciência com a sua fisiologia e medicina sobrepôs ao bom Sentir e Entender.
O Sentir-Saber-Intuir (Conhecimento Superior) do Homem está naturalmente muito além do fisiologismo forjado, e que é batizado com as palavras normal e anormal. Esse tal sentir fisiológico e pretensamente normal é apenas um condicionamento prévio, é uma restrição imposta, é um sufoco generalizado para o bem estar das organizações vigentes, que por meio da impostura exploram a humanidade. O Saber-Sentir-Intuir do Homem íntegro (ou Perfeito Perceber) é paranormal por natureza, é espiritual, é transcendente, nunca somente idealista e nem mesmo lógico-racional. Somos muito mais do que meros telepatas, intuitivos, clarividentes, clariaudientes. Essa mente científica ou cérebro nada tem a ver com telepatia e telecinesia. Abandonem os limites forjados pela ciência, e a Verdadeira Mente do Homem explodirá muito além da mera paranormalidade bem comportada dos norte-americanos.
E a propósito, a lógica-razão precisa se humildar em suas pretensões de acerto e de impecabilidade. Tem que diminuir em sua importância descabida. Precisamos urgentemente de outras alternativas no pensar, e não só nos restringirmos à erudição alheia, geralmente morta e enterrada em compêndios bolorentos. Além da cultura acadêmica e bem comportada, é necessário que vingue também uma contracultura crítica e construtiva, como já foi tentado na década de 50-60, 60-70, e que não deu em nada porque os governos constituídos corromperam por meio da difusão de drogas pesadas. Não digo que outros paradigmas do conhecimento precisem ser encontrados, porque a palavra "paradigma" é outra bobagem, igual à palavra "epifenômeno. Epifenômeno lembra pepino e paradigma lembra pizza. Precisamos, portanto, de outras maneiras de pensar, ou de comungar com a Verdade sem tanto nos valer dos limites pensantes-pensados próprios da lógica-razão, inventora de paradigmas mentirosos e de epifenômenos esdrúxulos.
Como o autor já tentou fazer em seus livros Cristo, Esse Desconhecido, e Apocalipse Desmascarado publicados; o primeiro já na quarta edição e o outro na segunda (e também tentou nos livros inéditos Jesus, Messias ou Filho do Homem!?, Jesus Sem Cruz, Os Herdeiros do Filho do Homem, Bíblia sem Véus) o Cristianismo e a Bíblia também precisam de uma imediata revisão exegética, literária e histórica. É preciso que se separe o trigo – ou seja o que for do Cristo verdadeiro – do joio – ou o falso – ou aquilo que foi acrescentado por editores e escribas desonestos na feição do Antigo Testamento (Josias, Esdras, Neemias & Cia) e na feição do Novo Testamento (falsos evangelistas, lorotas atribuídas a Paulo etc), e isso tudo ao longo dos seis séculos antes de Cristo e ao longo dos cinco séculos após Cristo. Chega de teologia nada sentida, nada intuída, totalmente racional e ruminada. A verdadeira religião é Sentimento e Sabedoria, comunhão com Deus, e nunca cogitações absurdas, devaneios delirantes e lógica-razão infernal, sustentando, por exemplo, um ridículo Pecado Original, por causa do qual Jesus teria se deixado crucificar ou matar.
Nem Jesus nem o verdadeiro Deus Vivo jamais foram o que as teologias e as organizações religiosas vigentes dizem e ensinam. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, burilados e purificados das escórias acrescentadas propositadamente, têm que parar de continuar fabricando fanáticos, cegos, inquisidores, torturadores, misticoides e loucos exacerbados. A fé dos humildes não vale o ranço e o fanatismo de alguns exaltados! Jesus, além de Mestre da Luz, por seus próprios ensinos, também comunicou a mais pura Verdade.
Tal como EB já fez, mas não deixaram que ele trouxesse mensagem à tona, a Bíblia toda precisa de uma revisão, de uma burilação e de uma purificação do incrível joio editorial acrescentado. Esse bendito livro, como é de seu próprio espírito, de fato tem que purificar, santificar, iluminar e libertar o homem e não mais condicioná-lo, dopá-lo e fanatizá-lo. Em suas páginas há muitas preciosidades que precisam ser ressaltadas e assimiladas.
Pois é, amigos, E. Bono finalmente lida inclusive com a Ufologia. Sim, porque tanto os discos voadores quanto os seus eventuais tripulantes são a coisa mais fantástica que aconteceu nestes últimos cinqüenta anos, ou mais. Por meio da presença dos OVNIs e das autênticas revelações que alguns de seus tripulantes estão fazendo, isto se tais ETS estiverem de fato imbuídos de Luz, uma verdadeira revolução integral poderá acontecer, tanto na ciência, quanto na filosofia, ou mesmo na religião, na espiritualidade, na sociologia, na técnica, na história, na arte e em tudo o mais. E é exatamente por causa disso que o Governo Invisível que anda por aí , mais os poderosos do Norte não querem que a temática ufológica venha à tona, com medo de perder o poder e a primazia roubados há tanto tempo. Atualmente, esse Governo Invisível só pretende instituir a sua Nova Ordem e a hegemonia mundial, e que é uma calamidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário