domingo, 14 de dezembro de 2008

ANTIPSIQUIATRIA E SEXO A GRANDE REVELAÇÃO Editora Record – Esgotado Ernesto Bono



Este livro é muito mais que mero sensacionalismo ao redor do sexo e daquilo que chamavam de antipsiquiatria. É antes de tudo e de fato uma Grande Revelação, no melhor sentido da palavra, por tudo aquilo que é sugerido e denunciado, e também por causa dos mais variados temas que são abordados com felicidade e concisão.
As duas vítimas principais da psicologia e psiquiatria oficiais, e que são o ego e o pensamento, aqui são apontadas como criminosas e como as grandes causadoras de qualquer neurose e psicose. Não é o pensamento que adoece, mas é o ego-pensamento que ocasiona as doenças mentais, porque ninguém o segura pelos freios. Em verdade, o ego inferior pretensamente cerebral – e que não deve ser confundido com o "EU" transcendental, presente em todo coração humano – é o grande criminoso e causador das perturbações mentais. O quimismo cerebral e os curto circuitos físico-químico-neuronais da fisiologia cerebral nada têm a ver com a loucura ou com a perturbação mental. A exacerbação do mal pensar sim.
O sexo em si é o que é, e pode ser normal, conveniente ou até mesmo anormal, por causa da falsa religiosidade e da hipocrisia pensante, as quais desencadeiam ações catastróficas. O sexo só quer se manifestar, se exteriorizar, e ele o faz de modo natural, harmônico e até amoroso. Não vai além disso. O que desencadeia aquele agir catastrófico do sexo desrespeitoso, e até mesmo estuprador, é o pensamento, é o ego mesquinho e endiabrado de alguns. A arrogância masculina ou machista e o feminismo exagerado são coisas do pensamento. Tal acontece, porque o homem não se conhece a si mesmo, não sabe pensar, não sabe o que é pensar, nem sabe quando parar. Lamentavelmente não conhece o que vem a ser o seu egozinho mesquinho, nem sabe o que é pensar em si e muito menos se flagra do que vem a ser o ato justo e correto. Sim, amigos, precisamos urgentemente compreender melhor a nós mesmos, antes que as últimas conseqüências da complicação e da confusão mental nos alcancem, como precisamos também compreender melhor o meio que nos envolve.
O livro Antipsiquiatria e Sexo a Grande Revelação nos obsequia exatamente a possibilidade de uma psiquiatria transcendental e de uma revolução cultural tão profunda e marcante como a delineada por este notável e revolucionário trabalho literário, mistura de ensaio, ficção e poesia. Daí ser chamado também a Grande Revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário