domingo, 14 de dezembro de 2008

INÉDITO – 3) FILOSOFIA E SABEDORIA DE JESUS

Amigos, neste trabalho, a própria Doutrina, Filosofia e Sabedoria de Jesus, expostas em palavras, é que vão provar a existência real do Mestre Galileu em seu tempo, não aquilo que se inventou a respeito da vida do grande nazoreu (e não de Nazaré, porquanto esta cidade no tempo de Jesus ainda não existia. Foi construída em 800 d.C.
E se a DOUTRINA, FILOSOFIA e SABEDORIA de JESUS CRISTO não provam a realidade do próprio Mestre e Santo, ou do histórico Jesus de Gamala, elas então atestam o extraordinário gênio de um autor anônimo, que, nos primórdios da era cristã, escreveu tal Doutrina, autor esse que não deixaria de ser também um Cristo, a seu modo. Dificilmente um Paulo.
Como já salientei na abertura de meu livro editado (e esgotado) CRISTO, ESSE DESCONHECIDO, na década de 1960, Allan Watts, falando do Cristianismo, já alertava, dizendo: “Nos primórdios de sua história, o Cristianismo Organizado ou igreja repudiou a gnosis ou a experiência direta da Verdade e aceitou a pistis ou a fé, ou ainda a confiança absoluta em certas verdades reveladas sobre Deus e por Deus.”
Amigos, digo eu, este ensaio sobre Cristo, tratando da Filosofia e Sabedoria do Mestre, ou também este remanejamento dos versículos evangélicos, esta revolução histórica da Doutrina de Cristo provarão o contrário. Para entender tudo isso, evidentemente, tenho que contar com a boa vontade do leitor. Por conseguinte, esta obra mostrará também que a gnosis crística (a Sabedoria de Jesus) vem à frente da pistis ou da fé pura, daí o título do livro, Filosofia e Sabedoria de Jesus, Mostrará inclusive que a fé mais o autoconhecimento crísticos não se conflitam entre si. Não é por nada que certos cristãos antigos, condenados pela Igreja em formação, nos deixaram escrito tipo a Pistisophia ou a Sabedoria da Fé, uma obra prima do gnosticismo cristão. Ou também o Quinto Evangelho de Tomé (Apócrifo). Cuidado este meu livro não é gnosticismo, mas vai muito além.
Jesus Cristo ou o enviado, Mestre do Ocidente por excelência e Sábio da Galiléia, como forma de Libertação humana, como modo de purificação da Mente-Coração do Homem, preconizou tanto a Sabedoria como a Fé (ou a simples crença). E a verdadeira doutrina de Cristo é pistis (fé) sim, mas também é gnosis (ou Compreensão Perfeita, Autoconhecimento ou também Realização, Iluminação) ao mesmo tempo. A mensagem de Jesus, contudo, para que seja realizada e transformada em Entendimento Supremo, em Vivência Libertadora, dependerá apenas do anelo sincero, da espontaneidade, do discernimento e da compreensão de cada um, e não de promessas e ameaças de uma organização humana qualquer.
Neste trabalho fica mais do que evidente de que Jesus possuía também uma filosofia e uma sabedoria própria. Por exemplo: 1) A lógica de Cristo vai além da lógica convencional dos gregos antigos e dos acadêmicos de escola hoje. Ele próprio disse: Se a vossa Justiça ou Entendimento Perfeito não exceder ou não ultrapassar a dos escribas e fariseus e não podereis entrar no reino da Verdade, ou no Reino de Deus. 2) Como estética temos de Jesus diversos versículos notáveis, tipo: Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa?... Olhai as aves do céu não semeiam nem plantam (e mesmo assim vivem em abundância)... Olhai os lírios dos campos não trabalham nem fiam, mas nem Salomão se vestiu como um deles. 3) A moral ou ética de Jesus então ultrapassa toda e qualquer moral conhecida no mundo ocidental, naquele tempo e antes dele. É só ler o Sermão da Montanha. 4) Em Política. Jesus não estipulou o assentamento de uma organização política e social ideal, mas mesmo assim Ele foi político à sua maneira, dizendo, por exemplo: [Sabei também que] A RAIZ DE TODOS OS MALES É O AMOR AO DINHEIRO, por causa do qual, [muitos] se afastam da fé, e a si mesmos se afligem com muitas dores. (Palavras de Jesus e não de Tiago).----- [E mais], Não penseis que vim trazer a paz ao mundo; não vim trazer a paz, mas a espada [isto é, a espada da Verdadeira Justiça, que, como já vos disse, é Discernimento, Sabedoria, Reta Compreensão e Reta Percepção. E é disso que carecem todos os homens, já que o mundo é uma verdadeira prisão ou é um campo de concentração]!... 5) Jesus também foi metafísico e epistemólogo, quando disse Conhecereis a Verdade e a Verdade vos fará livres..., ou então disse Deus-Pai quer que todos os homens venham ao conhecimento da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário