domingo, 14 de dezembro de 2008

SENHOR DO YOGA E DA MENTE Editora Record – Esgotado Ernesto Bono



Krishna, o grande Mestre apontado na presente obra, é um perfeito conhecedor da mente humana e de seus segredos, e, no que se refere à psicologia, é bem mais profundo que qualquer psiquiatra, psicanalista ou psicólogo, conhecendo as causas primárias dos males que afligem o homem. Este Mestre nos alerta muito oportunamente, dizendo-nos:
"O homem deve elevar-se graças a seu próprio SER, e nunca rebaixar-se a si mesmo, porque somente o homem é amigo de si mesmo e também pode ser seu próprio inimigo."
"Homem, homem, conhece o bem que o SER em ti representa e dá-te conta do mal que o 'eu' (ego) em ti pode ocasionar. Depois, lúcida e inteligentemente, domina tua fala, domina tua mente condicionada, domina tua maneira de respirar e teu próprio pensamento. Domina também o falso conhecimento ou intelecto impuro, porque se purificares o entendimento em ti, poderás inclusive renascer e transcender este vale de lágrimas".
"Aquele que conquistou a si mesmo, graças ao SER, é seu próprio amigo; porém, aquele cujo ego não está subjugado, o terá como seu maior inimigo, pois tal ego atuará como se fosse um adversário eterno!"
"Geralmente quase todos os sentidos são subjugados pelo pensamento. O pensamento, contudo, nunca se submete a nada. A mente personificada, ou a falsa consciência (o estar-consciente de ou o ficar cônscio de), é uma adversária terrível, a mais poderosa de todas as inimigas. O único, porém, que o subjuga (tal falso ente ou ego) é o Senhor da Vida (ou o SER)."
"Convém que se conquiste e se subjugue o pensamento vulgar, que é um inimigo quase invencível. Por causa dele, tolos há que, deixando-se enredar por suas artimanhas, envolvem-se em brigas inúteis em que só os mortais participam. Estes, por causa de simples opiniões, convertem o próximo em amigos, inimigos ou em pessoas neutras (quando todos são iguais e deveriam amar-se uns aos outros). O 'eu' (ego) é um péssimo senhor; todavia, é um bom servo quando subjugado pela reta Compreensão e pela Inteligência Superior."

Um comentário:

  1. Gostaria de saber uma coisa, adquiri o exemplar mas queria saber sobre a tradução, ela foi feita direto do sânscrito ou traduzida de algum outro idioma para o português?
    Obrigado!

    Parabéns pelo blog, muito útil!

    ResponderExcluir